Chiquinho do Zaíra destaca aprovação de lei que proíbe venda de animais em pet shops

Por Portal Opinião Pública 24/08/2023 - 14:54 hs
Foto: Divulgação

O secretário de Planejamento de Mauá, Chiquinho do Zaíra, enalteceu a ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) pela aprovação do projeto de lei 523/2023, que proíbe a criação e a venda de animais em pet shops e outros estabelecimentos comerciais dentro de todo o estado paulista. A proposta, de autoria do deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil), já seguiu para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Defensor da causa animal, Chiquinho comentou que o projeto de lei aprovado pelos deputados é um avanço enorme para o bem-estar animal, uma vez que muitos criadores e estabelecimentos não respeitam direitos básicos dos pets e visam apenas o lucro. Além da proibição da venda, Chiquinho destacou outro detalhe do projeto: a criação do CECA (Cadastro Estadual do Criador de Animal), que será expedido para criadouros de animais que estejam em conformidade com a regulamentação. Somente os criadouros que forem cadastrados estarão liberados para comercializar animais.

“Essa nova lei será um instrumento muito importante para garantirmos o bem-estar animal. É uma pauta que precisa ser tratada sempre com seriedade, pois estamos falando de seres vivos que merecem todo nosso respeito e cuidados”, afirmou.

Chiquinho do Zaíra tem um histórico atuante na luta pela causa animal em Mauá. Ainda quando vereador, ele propôs a criação do programa “Cão Sem Fome”, proposta que pedia a instalação de comedouros e bebedouros públicos pelo município para a alimentação de cães que estejam em situação de rua. O Legislativo mauaense aprovou o projeto de lei em março deste ano.